Uma "historinha"
- Ana Paula Bittencourt
- 8 de jun. de 2017
- 2 min de leitura
Deixe-me contar uma historinha: Era uma vez, um senhor que tinha uma restauração em um dente da frente, um incisivo central, e esta restauração caía toda hora. Era fazer e cair. Um dia, ele encontrou um dentista que teve a "brilhante" idéia de desgastar todo o seu dente, tratar o canal da raiz, colocar um núcleo metálico e uma coroa total. Considerando que uma coroa resolveria seu problema... E o que aconteceu? Claro! A coroa não parava no lugar!

Mas o espaço é tão pequeno não é? Veja só: o dente de baixo encosta no núcleo! Como haverá espaço para a coroa aqui? Ah, o dentista aumentou a altura dos dentes da PPR (Prótese) que ele usava. Mas continuou sem espaço! Como?

E a coroa continuou caindo! O dentista, por sua vez, teve outra "brilhante" idéia: vamos fazer agora uma coroa Metalo Cerâmica! Como se fosse o material o responsável pelo sucesso do tratamento. Mal está cabendo a coroa em Cerômero, onde haverá espaço para caber uma coroa que tenha uma camada de metal, mais uma camada de porcelana??? E então, o paciente resolveu obter uma segunda opinião. E cá veio ele parar, nas minhas mãozinhas! Vejam como os dentes anteriores já estão desgastados:


Infelizmente o colega estava tentando fazer o que vários outros tentam: reabilitar na MIH - Máxima Intercuspidação Habitual. Infelizmente o colega não percebeu que devido às diversas interferências que apresenta, o paciente acaba que inconscientemente joga a mandíbula para frente, tentando encostar o maior número de dentes possível! Mas e agora? Quem poderá defendê-lo??? O Santo Articulador e a Santa Montagem em Relação Cêntrica poderá!!!! Olha só o que encontrei:

ESPAÇO!!!! O precioso espaço perdido!!! Espaço anterior!

Espaço do lado direito. (Reparem que a coroa do elemento 44 também não estava "querendo" parar no lugar. "Por que será?")
E espaço do lado esquerdo:

Repare que os únicos dentes que se tocam são o 27 com o 37 (Os dois últimos molares)!
Duas PPRs, duas coroas e várias restaurações... tudo errado! Nada oferecendo conforto ou funcionalidade!
E você acha que isso só acontece com pessoas de baixa renda, ou reles mortais?
Assista ao vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=J5mIdXAgigc
Vanessa Camargo em entrevista no Jô Soares.
Comentários